Quando o assunto é consórcio ou financiamento de veículo, você pode ficar na dúvida sobre qual a melhor opção, não é mesmo? Entender os detalhes dessa questão permite que você domine o assunto e faça as melhores escolhas para sua compra. A boa notícia é que o mercado hoje oferece amplas possibilidades ao consumidor, tornando sua conquista viável.
Tem dúvidas sobre esse assunto? Não se preocupe! Depois de ler esse artigo você conseguirá fazer as melhores escolhas e alcançar seus objetivos de forma segura e prática. Confira!
Existem no mercado diversas opções para quem quer levantar fundos para a realização de suas conquistas e o financiamento ou o consórcio de veículos podem te ajudar na sua compra. Na primeira opção, uma instituição financeira como um banco, por exemplo, cede o empréstimo do dinheiro para a compra do bem enquanto você paga essa dívida de forma parcelada ao longo dos anos. Claro. esse pagamento não envolve apenas o valor a ser debitado do automóvel. Também são incluídas as já conhecidas e preocupantes taxas e juros bancários que certamente vão encarecer bastante o custo final de seu veículo.
E é justamente esse é um dos motivos pelos quais o consórcio tem crescido tanto no Brasil nos últimos anos. As condições mais acessíveis e flexíveis desse modelo de compra permitem que muitas pessoas alcancem suas metas de forma programada e sem que isso se torne um peso ao seu orçamento. E são várias as vantagens!
Saber diferenciar essas opções permitirá que você avalie a sua situação atual com clareza e decida qual o passo seguinte a ser tomado para comprar um automóvel da forma mais tranquila possível.
O consórcio é nada mais que um grupo de pessoas com um objetivo em comum — no caso, comprar um veículo — que juntam forças para levantar recursos a fim de que todos ali possam individualmente alcançar o que precisam.
Esse grupo é organizado e intermediado por meio de uma administradora de consórcios que será responsável pela organização de assembleias mensais, nas quais ocorrem o sorteio das cartas de crédito para aquisição do veículo. A NotaQuota é parceira da Ademicon a administradora de consórcio líder no Brasil considerando créditos ativos, e pode te auxiliar na sua conquista. Entre as responsabilidades da administradora, também estão:
Para que a empresa realize todo esse trabalho, é cobrada uma taxa de administração, que é diluída nas parcelas do plano. Sobre as prestações, ainda podemos destacar alguns outros valores. Veja:
Outro ponto importante é entender como se dá o percurso desde o momento de se tornar um consorciado até a contemplação com a carta de crédito.
Abaixo, apresentamos alguns pontos para que você consiga compreender melhor essa operação. Veja:
Ok, agora que você já entende como a administradora trabalha e como é possível agir de forma mais inteligente dentro do consórcio, pode estar se perguntando quais os diferentes tipos de lance disponíveis, acertamos? Pois bem, a seguir você pode conhecê-los!
Consulte os aditivos e regras de cada grupo em caso de dúvidas.
Em um financiamento, bem diferente do consórcio, existe uma burocracia maior no momento de buscar esse tipo de solução. Isso começa na avaliação do seu perfil e aprovação de crédito já na adesão. O banco vai avaliar sua situação financeira, se o nome está sujo junto a credores, se você tem condições de arcar com as parcelas e vários outros fatores que podem dificultar sua aceitação. Além do mais, é comum ser cobrada uma variedade de documentos e comprovações a fim de que o financiamento seja finalmente realizado.
Outra diferença em relação ao consórcio é que no financiamento, você quase sempre deve sinalizar a compra com um valor de entrada, geralmente estipulado pela própria instituição. Isso também é um fator complicador, já que te obrigará a reservar uma quantia de dinheiro de antemão quando for contratar um.
Agora vamos falar de uma das questões mais relevantes: as taxas cobradas. Os juros, por exemplo, giram no mínimo em torno de pouco mais de 1% ao mês. Vale dizer que ainda que, no consórcio, não há essa cobrança e que a atualização do crédito é feita de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em 2022 ficou na casa dos 6%. Ou seja: a parcela é reajustada, mas o valor do bem também aumenta.
O importante é avaliar seu próprio poder de compra para saber qual dessas alternativas se encaixa melhor aos seus interesses e do que o bolso pode arcar. É disso que vamos falar agora. Continue lendo para aprender mais!
Em meio a tantos detalhes e informações, pode ser confuso escolher a melhor opção, concorda? Pois bem, aqui vamos destacar mais alguns pontos e elementos que você deve prestar atenção a fim de evitar erros desnecessários e complicar sua vida financeira por descuido e desconhecimento.
Ainda que o financiamento apresente a vantagem de poder comprar o veículo imediatamente, você deve contrapor esse fator com a ideia de que no consórcio é possível também acelerar esse processo por meio da oferta de lances.
Além do mais, se você pode arcar com um financiamento que cobrará uma entrada e parcelas provavelmente maiores que as de um consórcio, então você também pode fazer o caminho inverso e utilizar seu poder de compra para dar um lance certeiro e ser contemplado de forma ágil. O consórcio pode valer a pena já que a burocracia e os custos são menores.
A essa altura, você já deve ter percebido que são vários os motivos para acreditar que o consórcio é uma excelente alternativa. Afinal, desde o início do processo você já tem uma facilidade maior ao adquirir a um consórcio do que contatar um banco com todo seu trâmite, por exemplo. A burocracia no consórcio é menor e a flexibilidade de planos somada às diversas possibilidades de ser contemplado, como acontece com os lances, faz com que você já comece bem como consorciado, sendo que é possível tentar a carta de crédito desde a primeira assembleia.
Pense ainda que você pode contar com uma consultoria exclusiva da NovaQuota, para entender qual é o melhor grupo de acordo com suas metas. O consultor de consórcio poderá montar uma estratégia buscando a sua contemplação.
Os motivos, porém, não acabam aqui. Precisamos lembrar que no consórcio não é necessário dar entrada e nem pagar juros, ou seja, a aquisição do automóvel é integralmente parcelada. E como o crédito é atualizado anualmente, você garante o seu poder de compra e, com o pagamento à vista, ainda pode negociar ótimos descontos na negociação.
Agora que você terminou de ler esse conteúdo aprofundado sobre o assunto, certamente está em melhores condições para fazer a escolha certa. Aproveite para dar um passo à frente e se tornar um consorciado!
Se você se interessou pelo consórcio, entre em contato com a NovaQuota agora mesmo e confira as possibilidades que a empresa oferece.